Premium ACC Servers trusted by the community. Order servers from as little as 3 days with up to 1000 slots!
1.1. O presente regulamento define as regras e normas para o campeonato de Assetto Corsa Competizione (ACC) da Liga AV, visando garantir uma competição justa e respeitosa entre os participantes.
1.2. Todos os pilotos, ao se inscreverem no campeonato, concordam em cumprir as regras e aceitar eventuais penalidades impostas pela Direção de Prova (DP).
1.3. O campeonato segue as diretrizes e boas práticas inspiradas nos regulamentos da GT World Challenge, adaptadas para o ambiente virtual do Assetto Corsa Competizione.
1.4. Todos os pilotos inscritos no campeonato devem comparecer no briefing de corrida no horário estipulado pela Organização, com tolerância de atraso de 10 (dez) minutos no máximo.
1.5. É recomendado que os pilotos permaneçam no aplicativo Discord durante a corrida caso a Direção de Prova precise dar um aviso geral para os pilotos. Caso ocorra, o Diretor de Prova ou um Steward entrará na chamada e comunicará os pilotos sobre alguma decisão ou aviso.
1.6. Não será permitido a troca de veículo durante o campeonato. Se escolher um, terá que ir até o final do campeonato com ele.
1.7. O microfone de todos os pilotos será automaticamente colocado como “pressionar para falar” na chamada da corrida. A Direção de Prova irá deixar todos os pilotos “surdos” para que não se ouçam fazendo os reports durante o evento. Somente os Diretores e Stewards poderão ouvir os pilotos. Caso a Direção de Prova precise dar um aviso geral, todos os pilotos passarão a ouvir a Direção. Após o aviso, todos voltarão para o estado “surdo”.
1.8. Os pilotos terão que vincular uma tecla para abrir o microfone em seu volante ou teclado para fazer os reports. No caso, apertando o botão para abrir o microfone e falar com a Direção de Prova e soltando o botão para silenciar o microfone novamente.
2.1. O campeonato será composto por etapas pré-definidas, incluindo corridas em circuitos oficiais presentes no jogo Assetto Corsa Competizione.
2.2. As corridas seguirão o formato de corridas sprint e/ou endurance, conforme calendário previamente divulgado.
2.3. Classificação Geral: Haverá uma classificação geral individual e, caso aplicável, por equipes. Pontuações serão atribuídas conforme as posições finais de cada corrida.
2.4. Pontuação:
2.5. Classificação de Equipes: Caso a competição seja por equipes, a soma dos pontos dos pilotos que compõem a equipe será considerada para o resultado final.
3.1. Em casos de bandeira amarela, não será permitido ultrapassagens.
3.1.a Será apenas permitido a ultrapassagem em bandeira amarela caso algum veículo esteja muito devagar ou parado no canto da pista.
3.1.b Durante as bandeiras amarelas, todos os pilotos devem estar preparados para uma possível redução de velocidade na prova.
3.1.c Caso um piloto registre uma volta rápida na Qualificação durante bandeira amarela(pista), a volta será anulada.
3.1.d Caso aconteça ultrapassagem em situação de bandeira amarela, o piloto deve devolver a posição até no máximo uma volta, caso não devolva e for reportado e/ou a direção de prova atestar isso, o piloto receberá punição conforme regulamento.
3.2. Em bandeira azul não defenda a posição e dê passagem na primeira oportunidade possível. Se o piloto retardatário não der passagem em 1(uma) volta, o mesmo será advertido pela Direção de Prova.
3.2.a Se o piloto que está saindo do pit recebe bandeira azul, o mesmo deverá tomar cuidado ao ingressar.
4.1. Os pilotos devem respeitar o traçado correto da pista. Ultrapassagens devem ser feitas de forma limpa e sem forçar adversários a sair da pista.
4.2. Um piloto tem o direito de defender sua posição, mas apenas um movimento para defender é permitido. Zig-zag, mudanças constantes de linha e movimentos perigosos serão penalizados.
4.2.a Durante disputas em curva, o piloto defendendo deve declarar seu traçado e manter seu traçado durante a zona de frenagem. Qualquer manobra com o veículo durante a disputa em zona de frenagem que mude o traçado inicial sem motivo aparente será analisado pela Direção de Prova.
4.2.b Não será tolerado frenagem desnecessária durante defesas ou atraso em saídas de curvas com o intuito de forçar um erro do adversário. Passivo de punição pela Direção de Prova.
4.3. Após uma saída de pista, o piloto deve retornar de maneira segura, sem causar colisões ou interferir no andamento da prova.
4.3.a Caso o veículo pare com a frente apontada para o sentido contrário ao fluxo da corrida, o piloto deverá aguardar os veículos próximos passarem para voltar ao sentido da pista. Qualquer tentativa de manobrar o veículo com outros competidores próximos será analisado pela Direção de Prova, passivo de advertência ou punição.
4.3.b Em situações que o veículo sai e começa a voltar de ré para a pista, o piloto deverá acionar imediatamente os freios evitando que o veículo retorne a pista.
4.3.c Caso o veículo fique muito danificado após um acidente, o piloto deverá manter o veículo o máximo possível fora da linha de traçado para evitar acidentes. Em casos de extrema dificuldade em virar o veículo, o mesmo poderá cortar por fora da pista para evitar causar colisões ou impedir o fluxo do setor.
4.3.d Não será permitido o Esc ou retorno ao pit em caso de acidente, o piloto deve retornar com seu carro ao Pit para eventuais concertos. O piloto que retornar ao Box via comando Esc, perde o direito de retornar a pista.
4.4. Será permitido que os pilotos utilizem o limite da pista de maneira controlada. Contudo, abusos sistemáticos de track limits (saídas não justificadas em mais de três ocasiões) serão punidos.
4.5. Toda colisão considerada evitável ou causada por negligência será analisada pela DP, podendo resultar em penalidades para o piloto infrator.
4.6. O piloto em circunstância nenhuma deverá pilotar seu carro de maneira errada, desnecessariamente devagar ou potencialmente perigosa para os outros pilotos na pista. Isso se aplica tanto para os carros na pista como na entrada e saída do pit.
4.7. Os pilotos estão proibidos de pilotar no sentido contrário da corrida a menos que seja, em último caso, necessário para retirar o carro de uma situação de perigo na pista.
4.8. Não é permitido o uso da tecla “ESC” para retornar aos boxes após uma volta de qualificação. O piloto tem que dar toda a volta e retornar aos boxes manualmente. O mesmo se aplica em corridas onde não é permitido o uso do “ESC” para retornar aos boxes caso precise reparar o veículo.
4.8.a Se o veículo está muito danificado a ponto de não ser possível ou extremamente difícil de conduzi-lo até os boxes de forma segura para reparos, o piloto deve parar o veículo em uma área segura do circuito e anunciar à direção de prova que está se retirando da prova por danos severos ao veículo. O mesmo não poderá retornar ao evento e será dado como “DNF”
4.9. Após o fim da qualificação e corrida, todos os pilotos que já terminaram o evento deverão retornar aos boxes em “cooldown lap”. Não é permitido parar no canto da pista e retornar com o “ESC”.
5.1. A Direção de Prova poderá aplicar avisos e penalizações conforme o julgamento das ocorrências durante as corridas, utilizando como base o Livro de Penalidades da Liga Racers AV.
5.2. Escala de Penalidades:
6.1. Serão realizados treinos livres antes de cada etapa para que os pilotos possam se familiarizar com o circuito.
6.2. A sessão de qualificação determinará o grid de largada. O uso de setups é livre, salvo especificações diferentes em etapas específicas.
6.3. Infrações cometidas durante a qualificação, como colisões ou abuso de track limits, poderão resultar em perda de posições no grid ou em outras penalidades, a critério da DP.
6.4. Bandeira Azul , o Piloto que por algum motivo invalidar sua volta, ou ao sair do box, não estar em volta válida, deve imediatamente sair da zona de traçado permitindo que os Pilotos em voltas válidas efetuem sua volta.
6.5. Ultrapassagem em treino livre somente serão permitidas caso não coloque outros pilotos em risco, caso pilotos forcem ultrapassagens desnecessárias, com portadas, divebomb/ mergulho, serão punidos pela Direção de Prova.
7.1. Apenas os carros disponíveis no simulador Assetto Corsa Competizione e homologados pela organização serão permitidos.
7.2. Configurações de carro (setup) serão livres, exceto se for explicitamente indicado pela organização da etapa.
7.3. O nível de danos será configurado conforme as definições padrão do ACC. Pilotos devem reparar seus carros em pits caso sejam danificados.
7.4. O uso de pneus e a estratégia de combustível serão livres, mas deve-se atentar às regras específicas de cada etapa, caso seja exigida a troca obrigatória de pneus ou reabastecimento.
8.1. Todos os pilotos devem garantir uma conexão de internet estável. Problemas recorrentes de conexão podem resultar em desclassificação da corrida.
8.2. Atos antidesportivos, como "rage quit" (abandonar a corrida sem motivo válido), comportamentos tóxicos ou abusivos no chat de voz ou texto, serão severamente punidos pela organização.
9.1. Qualquer piloto pode registrar um protesto sobre ocorrências durante a corrida. O protesto deve ser enviado à DP dentro de até 24 horas após o término da etapa, acompanhado de evidências.
9.1.a Os pilotos podem anexar trechos ou clipes feitos durante uma livestream ou um clipe curto com no máximo 5 (cinco) minutos de duração para complementar o protesto. O clipe deverá mostrar no mínimo 40 segundos anterior ao incidente.
9.1.b Punições que forem já aplicadas durante a corrida, não serão avaliadas pela Direção de Prova, em caso de Report após corridas, somente serão aceitos Reports de Incidentes que não houve punição direta pela Direção de Prova ou pela falta do Report Ativo por parte do piloto durante a corrida.
9.2. Os pilotos têm o direito de pedir esclarecimentos contra decisões da Direção de Prova até 24 horas após o término da corrida.
9.3. A Direção de Prova reserva o direito de convocar o piloto para esclarecimento de incidentes mediante gravação salva durante a corrida.
9.3.a Caso o piloto não consiga comparecer no término da corrida, a Direção de Prova poderá agendar com o piloto em outro horário ou dia que não exceda 2(dois) dias após o fim do evento. Se o piloto se negar a comparecer, a Direção de Prova juntamente com a Organização reserva o direito advertir o piloto no campeonato com base na gravidade da situação.
9.3.b Se o piloto não comparecer ou der uma resposta mediante convocação, a Direção de Prova poderá aplicar a punição nos incidentes analisados.
9.4. Para fazer o Report Ativo, o piloto deve abrir o microfone e comunicar a Direção de Prova dizendo o número do carro e o período da prova que ocorreu o incidente(minuto 5, minuto 32, por exemplo). Não é necessário dizer qual tipo de incidente, pois o mesmo será analisado pela Direção de Prova.
10.1. Ao participar do campeonato, os pilotos concordam em ceder seus direitos de imagem para transmissão das corridas, inclusive em plataformas de streaming.
10.2. A organização reserva-se o direito de modificar as transmissões, usar clipes e vídeos promocionais com imagens das corridas.
11.1. A organização do campeonato reserva-se o direito de alterar este regulamento a qualquer momento, mediante aviso prévio aos pilotos.
11.2. Todos os casos omissos neste regulamento serão julgados pela Direção de Prova, cuja decisão será final e inapelável.
Este regulamento tem como objetivo proporcionar uma competição justa, divertida e desafiadora para todos os participantes, promovendo o respeito e o espírito esportivo.